Zumbido no ouvido

O que é zumbido?

O zumbido pode ser definido como toda percepção de som na ausência de um estímulo sonoro correspondente no ambiente a sua volta. Faz parte do grupo das percepções fantasmas e refere-se ao estado de consciência da percepção de um sintoma na ausência de estímulo correspondente. Trata-se de um sintoma, e não de uma doença, e numa mesma pessoa pode ter várias causas. Muitas doenças podem causar o zumbido e mais de uma causa pode estar presente no mesmo indivíduo. Trata-se de uma condição de saúde bastante frequente.

X-ray of teeth
Male Professional Dentist With Gloves And Mask And Discuss What The Treatment Will Look Like Of The Patient's Teeth. Discussion Of The Treatment Plan And Healthy Smile

O zumbido realmente causa sofrimento!

Estudos epidemiológicos indicam que a prevalência de zumbido varia de 10 a 15% na população geral. A prevalência no Brasil ainda é desconhecida, porém estima-se que 28 milhões de brasileiros já tenham tido alguma forma de zumbido. Apesar da elevada prevalência, sabe-se que apenas uma pequena parte dos indivíduos acometidos, cerca de 5%, se incomoda com o zumbido. Para estes casos há prejuízos diretos na qualidade de vida (sono, concentração, humor, emoções, audição). A maioria dos pacientes relata o zumbido apenas como um incômodo, outros dizem que certas funções como o sono e a concentração estão prejudicadas. Em sua forma severa, que corresponde a cerca de 20% dos casos o zumbido causa sofrimento. É a queixa principal e frequentemente dramática na consulta clínica. O grau de desconforto, intolerância ou incapacidade quase sempre não estão relacionados com o grau de intensidade do zumbido. Porém os transtornos de humor (depressão, distimia) e ansiedade, frequentemente presentes, exercem fortes influências no agravamento do sintoma zumbido.

Quais os principais tipos de zumbidos e sua possível origem?

Existem vários tipos de zumbido, alguns podem ser agudos e outros graves, podendo ser comparados a qualquer tipo de som, os mais comuns são: apito, chiado, cigarra, grilo, cachoeira, panela de pressão, motor, escape de ar como se fosse um leve sopro.

Muitos pacientes relatam a presença de zumbido cujo som assemelha-se à batida do coração ou ser um pouco mais rápido como a batida de asa de um inseto. Assim sendo o zumbido pode ser classificado de acordo com seu agente etiológico, em zumbidos de origem para-auditivas (geralmente de origem vascular ou muscular) e zumbidos originados no sistema auditivo neurossensorial. A origem destes sons pode estar relacionados a uma alteração da Articulação Temporomandibular (ATM) ou mesmo de músculos da mastigação, que localizam-se na face e cabeça, os quais apresentam-se comprometidos com pontos gatilhos miofasciais.

X-ray of teeth
Male Professional Dentist With Gloves And Mask And Discuss What The Treatment Will Look Like Of The Patient's Teeth. Discussion Of The Treatment Plan And Healthy Smile

Pontos gatilho miofasciais como fator gerador de zumbido.

O músculo tensor do tímpano compartilha mudanças similares de tônus com os músculos da mastigação (hiperatividade do músculo tensor do tímpano ocorre juntamente com o aumento de atividade dos músculos da mastigação, principalmente o músculo temporal) vibração e clono do mesmo podem levar à ocorrências de sintomas como otalgias ( dores no ouvido) , zumbido, vertigem e alteração auditiva. Numerosos sintomas otológicos como os citados acima, inclusive sensação de ouvido entupido/tapado são comuns em situações onde há um comprometimento muscular pelos pontos gatilhos miofasciais. O Dr. Wagner Hummig possui curso de pós graduação na Alemanha em inativações de pontos gatilhos miofasciais (trigger points) os quais podem ser considerados fatores geradores de queixas otológicas tais como zumbido e chiado. Estes pontos gatilho miofascial podem também produzir dores na face, dor no ouvido e dores na cabeça. Desta maneira uma avaliação com especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial faz-se necessária para um correto diagnóstico e plano de tratamento.

Observe estas animações aonde aparecem alguns exemplos de pontos gatilho miofasciais e seu local de referência, lembramos que além de zumbido o paciente também poderá referir dor/desconforto na região muscular acometida por estes pontos gatilho.

Como será o tratamento?

Alguns casos de zumbido têm cura, enquanto outros casos são controláveis. Há o estigma de que o zumbido não tem cura?. A maioria dos pacientes e alguns profissionais acabam desanimando, sem que a possibilidade de cura seja totalmente avaliada. Tentar tratar, mesmo na incerteza, nunca é errado. Se a causa do zumbido for determinada e tratável, a solução é mais simples. Porém, se não for possível atuar na origem do problema, existem outros caminhos para amenizar o ruído. A abordagem profissional necessita ser multidisciplinar, com atuação de médico otorrinolaringologista e neurologista, assim como do dentista especialista em DTM e Dor orofacial e de um fonoaudiólogo; aonde cada profissional atuará em sua área de competência. Na Alemanha Dr. Wagner Hummig aprendeu técnicas de inativações de pontos gatilho miofascial em músculos mastigatórios os quais podem contribuir para o tratamento do zumbido e chiado.

X-ray of teeth